quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Estado laico

O adjetivo laico significa uma atitude crítica e separadora da interferência da religião organizada na vida pública das sociedades. Ter e ser um estado laico é diferente do ateísmo de Estado. O que me intriga é ver um direito meu escorrer pelos meus dedos, passar debaixo do meu nariz e eu ter que ficar imóvel, ter que aceitar, baixar a cabeça. É falta de respeito sim, impor uma idéia, uma opinião, mesmo que seja de maneira silenciosa e tão subjetiva. É falta de respeito ver a minha posição religiosa não ser debatida, apenas taxada. É falta de respeito ver minha tia dar a uma divindade o meu mérito, o que conquistei com meu suor, do mesmo jeito que é falta de respeito me obrigarem na escola a participar de cultos e ter que assistir aula debaixo de uma cruz. Não estou te pedindo pra você não ser religioso, não ter um lado espiritual, só peço que ele não seja me imposto! O que eu peço, é o que teoricamente a lei me garante, a liberdade de consciência, a igualdade entre os cidadãos de forma religiosa e democracia. Se é pra falar de religião, vamos falar de maneira aberta, vamos falar sem hipocrisia. Sou ateu sim, deixei de acreditar em Deus e passei a acreditar mais em mim, passei a acreditar mais nas pessoas. Se eu faço, se sei das consequências dos meus atos, o resultado do que vier é meu. Se der merda ou se der certo, o ônus e bônus é meu. Não peço que você também vire ateu, só te peço que quando você vier falar comigo sobre ateísmo, saiba do que está falando e que respeite minha opinião do mesmo jeito que eu respeito a tua. Lutar por democracia e impor algo que não é linear numa sociedade é tão autoritário quanto te impor uma religião só, única.

Nenhum comentário:

Postar um comentário